Cabeçalho UFCAT

Disciplinas do PPGGC

1 – Estudos Ambientais

 

CLIMATOLOGIA APLICADA AO PLANEJAMENTO

Ementa: Fundamentos epistemológicos e metodológicos da Climatologia. Os fluxos de energia e matéria na atmosfera terrestre e suas consequências. O clima como agente natural na transformação das paisagens. A importância do fatores climáticos à serviço do Planejamento Geográfico e Agrícola. Modelos e simulações climáticos no  agronegócio/agricultura. Estudos de Caso. Trabalho Acadêmico de Campo.

Objetivos: Possibilitar reflexões epistemológicas e técnicas sobre os fatores climáticos e suas aplicações nas diferentes paisagens, inovando o aprendizado climatológico para o estudante/pesquisador em suas vivencias.

 

DINÂMICA E GESTÃO DAS PAISAGENS

Ementa - Conceitos de Natureza e paisagem. A produção da Natureza. Métodos perceptivos das paisagens. Geografia e paisagem. Paisagens e conflitos perceptivos. Aspectos das biodiversidades das paisagens brasileiras. Manifestações topofílicas sobre paisagens. Estudos de casos sobre paisagens. Trabalho Acadêmico de Campo.

Objetivos: Levar a reflexão e compreensão quanto aos processos de produção da natureza e percepção das paisagens, considerando os diferentes métodos perceptivos e seus reflexos nas ações sobre o espaço geográfico e sua biodiversidade, atribuindo valores aos conflitos decorrentes, buscando-se a percepção da paisagem como metodologia de investigação.

 

IMPACTOS AMBIENTAIS NOS ESPAÇOS RURAL E URBANO

Ementa: Aspectos teórico-metodológicos e os impactos ambientais nas paisagens rurais e urbanas. Dinâmicas socioambientais nos espaços rural e urbano. Os fatores geoambientais como agentes transformadores na configuração dos espaços geográficos. Impactos ambientais na modelagem das paisagens geográficas. Estudos de casos. Trabalho Acadêmico de Campo.

Objetivos: Levar a percepção dos eventos climáticos, aspectos geoambientais e suas dinâmicas transformadoras das paisagens no espaço geográfico, possibilitando o conhecimento da atmosfera e da superfície terrestre e suas diversas relações na produção dos espaços.

 

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

Ementa: Abordagens teórico-metodologicas sobre recursos hídricos em diferentes paisagens. O gerenciamento dos Recursos Hídricos no Brasil. A bacia hidrográfica como unidade de gestão territorial e planificação. Os múltiplos usos dos recursos hídricos e suas derivações socioambientais. Formas de exploração regional dos recursos hídricos e suas consequências. Estudos de casos. Trabalho Acadêmico de Campo.

Objetivos: Possibilitar a reflexão sobre as transformações na dinâmica dos recursos hídricos e suas diferentes escalas e usos nas paisagens do Brasil e na planificação dos espaços.

 

TÓPICOS EM ESTUDOS AMBIENTAIS

Ementa: Fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos para estudos e pesquisas sobre temas diversos que envolva Geografia, contemplando questões ambientais, biogeográficas, econômicas, sociais, geopolíticas, culturais e de Ensino de Geografia. Estudos de casos. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivo: Propiciar a reflexão teórica, conceitualmente, técnica e na prática sobre temas que envolva as dimensões ambientais, biogeográficas, econômicas, social, geopolítica, cultural e de Ensino de Geografia.

 

 

2 – Dinâmica dos Espaços Rural e Urbano

 

URBANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Ementa: As diferentes matrizes teóricas e conceituais sobre o processo de urbanização. A urbanização no Brasil no espaço-tempo. As dimensões do interurbano e intra-urbano: a rede urbana e a (re)produção do espaço urbano. Leituras sobre a urbanização e a (re)produção da cidade. A produção da cidade no contexto socioeconômico. Planejamento urbano e as questões socioambientais. O direito à cidade. A cidade na era informacional. Estudos de casos. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivo: Possibilitar a compreensão do ponto de vista teórico-conceitual do processo de urbanização no espaço-tempo, da produção e da (re)produção do espaço urbano em diversas perspectivas, contribuindo para reflexões acerca da cidade, do urbano, do planejamento urbano e das questões socioambientais.

 

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO

Ementa: Paradigmas da questão agrária no Brasil: históricois e contemporaneos. Relações socioculturais e socioeconômicas. Estado, políticas públicas na agricultura brasileira. Agricultura comercial e agricultura de subsistência. Etapas do desenvolvimento da agricultura e sua relação  com as forças produtivas. Os movimentos sociais no campo. Modernização do campo e a expansão do agronegócio. Biotecnologia e a agricultura. As consequências socioambientais. Estudos de casos. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivo: Propiciar a compreensão da organização do espaço agrário brasileiro, considerando as transformações no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Refletir sobre as abordagens teórico- metodológicas da questão agrária, procurando estimular o debate sobre a modernização da agricultura e os conflitos socioambientais no campo.

 

TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E GESTÃO DO TERRITÓRIO

Ementa: O trabalho como categoria fundante do ser social. Centralidade, polissemia e pluralidade do trabalho. Reestruturação produtiva do capital, neoliberalismo e precarização do trabalho. Fordismo, toyotismo e acumulação flexível. A cidade e o campo como expressões fenomênicas da divisão territorial do trabalho. Os movimentos sociais e lutas de classes na organização do território. Estudos de casos. Trabalho acadêmico de campo.

Objetivos: Proporcionar condições teórico-metodológicas para o debate em relação as (re)definições político-econômicas e organizativas do capital e trabalho e nas relações de trabalho e de produção. Possibilitar a percepção das ações organizativas dos trabalhadores que se expressam em diferentes formas de organização social e possibilitar, a partir da análise das realidades concretas em campo, a identificação da territorialidade do conflito capital/trabalho.

 

GEOGRAFIA POLÍTICA E GESTÃO DO TERRITÓRIO

Ementa: Geopolítica, Sistema e teoria das relações Internacionais. Relações entre território e poder político em várias escalas: local, nacional, global. Integração Sul-Americana e o papel do Brasil.  Desafios econômicos da globalização:  capital financeiro, tecnologia, cultura, migração, biodiversidade e questões socioambientais. Problemas contemporâneos da soberania e da segurança nacional e transnacional. Projeção do Brasil no Mundo. As novas hegemonias mundiais.

Objetivos: Apresentar e problematizar o funcionamento e a dinâmica do Sistema Internacional, da política internacional e da soberania dos países a partir da Geografia Política e da História. Compreender a disputa por hegemonia no século XXI entre as diferentes potências. Analisar o papel do capital financeiro, da biotecnologia, biodiversidade e o socioambiente e migração na globalização e seus efeitos nos países. Proporcionas a analise das dinâmicas territoriais multiecalares e as interações local/nacional/global. Pensar a projeção do Brasil e seu papel na América do Sul e no Mundo.

 

TÓPICOS EM ESPAÇOS RURAL E URBANO

Ementa: Fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos para estudos e pesquisas sobre temas diversos que envolvam a Ciência Geográfica, contemplando questões econômicas, socioambientais, sociais, políticas, geopolíticas, culturais de gênero/diversidades e de Ensino de Geografia. Estudos de Casos. Trabalho acadêmico de campo.

Objetivos: Proporcionar a reflexão teórica e conceitual, na perspectiva geográfica, sobre temas que envolvam as dimensões socioambiental, econômica, social, política, geopolítica de gênero/diversidades e de Ensino da Geografia.

 

 

Disciplinas para a formação para a pesquisa (Linhas 1 e 2)

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM GEOGRAFIA 

Ementa: Fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos para estudos e pesquisas sobre temas diversos que envolvem a Ciência Geográfica, contemplando questões econômicas, ambientais, sociais, políticas, geopolíticas, culturais, de gênero/diversidades e de Ensino de Geografia. Estudos de casos. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivo: Proporcionar a reflexão teórica e conceitual, na perspectiva geográfica, sobre temas que envolvem as dimensões socioambiental, econômica, social, política, geopolítica, cultural, de gênero/diversidades e de Ensino de Geografia.

 

  • PLANEJAMENTO DE PESQUISA (Obrigatória)

Ementa: Planejamento de pesquisa: conceitos fundamentais em pesquisa, identificação do problema/tema; revisão bibliográfica; problematização; delimitação do tema; formulação de hipóteses; estabelecimento de objetivos; seleção de variáveis; elaboração do roteiro metodológico e dos procedimentos operacionais; elaboração de cronograma. Redação e formato de apresentação conforme ABNT/NBRs. Execução de Pesquisa: coleta de tratamento de dados. Análise e interpretação. Elaboração de relatório, artigo, painel, comunicação oral e dissertações. Atividades práticas.

Objetivos: Proporcionar ao aluno da Pós-graduação em Geografia, subsídios indispensáveis ao desenvolvimento da pesquisa. Planejar, elaborar e executar projetos de pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento geográfico.

 

  • TEORIA E MÉTODO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA (Obrigatória)

Ementa: Teoria do conhecimento. O conhecimento da Ciência Geográfica. Princípios elementares para o desenvolvimento da pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento geográfico. Influencias nas concepções de método, teoria e objeto de estudo na Geografia. A institucionalização da Geografia. Positivismo, historicismo, neopositivismo, marxismo e fenomenologia na Geografia. Tendências atuais do pensamento geográfico. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivos: Propiciar conhecer a teoria do conhecimento geográfico e identificar as principais escolas e correntes teóricas da história do pensamento geográfico, seus conceitos, categorias de análise dos espaços geográficos e tendências atuais.

 

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Ementa: Pressupostos teóricos, conceituais e metodológicos da Geografia histórica e contemporânea na formação do Professor. Dimensões teóricas sobre a construção do conhecimento do Professor de Geografia. Fundamentos teóricos e técnicos da docência na formação do Professor de Geografia. A pesquisa na formação do Professor de Geografia e sua vinculação com as práticas escolares. Trabalho de campo acadêmico.

Objetivos: Compreender o processo de formação do Professor de Geografia no contexto histórico e na atualidade, dando ênfase à importância da pesquisa para a formação do Professor de Geografia em seus diferentes espaços de atuação.

 

  • SEMINÁRIO INTERNO DE MESTRADO (Obrigatória)

Ementa: O Conhecimento Geográfico a partir das concepções teóricos e metodológicas apresentadas nos Projetos de Pesquisas dos(as) estudantes regularmente matriculados no Programa. Apresentação pública obrigatória dos Projetos de Pesquisas pelos(as) estudantes perante Banca Examinadora, seguindo os pressupostos teórico-conceituais e metodológicos das normas técnicas para trabalhos acadêmicos.

Objetivos: Apresentação dos Projetos de Pesquisas por parte dos(as) estudantes do Programa para avaliação teórico-conceitual e metodológica por Banca Examinadora com experiência na Linha de Pesquisa do Projeto.